Benefícios da Carne Vermelha

A carne vermelha foi excluída da alimentação de muitas pessoas devido à gordura saturada e ao colesterol, realmente ela possui gordura saturada que em excesso está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e até diabetes. Priorizando o tipo de corte e consumindo com moderação, ela não é prejudicial, o recomendado é consumir uma porção de carne por dia, o que pode corresponder a um bife médio ou 5 colheres (sopa) de carne moída refogada por dia.

A carne vermelha é fonte de proteína de alto valor biológico, rica em ácidos graxos essenciais, aminoácidos e possui todos os minerais importantes ao organismo como fósforo, potássio, sódio, magnésio, zinco e ferro.

O ferro desempenha um papel importante ao organismo, como suporte ao sistema imunológico. Os minerais são fundamentais para a formação de hemácias, células vermelhas do sangue, que carregam o oxigênio até as células, é essencial na prevenção da anemia principalmente em pessoas que fazem parte do grupo de risco, como crianças, gestantes e idosos. Seu diferencial fica por conta das doses de ferro-heme, uma variação do mineral facilmente absorvida pelo organismo.

Se o consumo de carne vermelha for moderado e principalmente em equilíbrio com os demais tipos de alimentos, não vai interferir para uma alimentação saudável. Na hora de escolher o tipo de carne, opte pelos cortes mais magros: filé mignon, lagarto, patinho, alcatra, maminha, coxão duro, acém, músculo, miolo de alcatra. O ideal é consumir as carnes sempre assadas, grelhadas ou refogadas e evitar as frituras. A carne tem propriedades essenciais à saúde, por isso deve fazer parte de uma alimentação balanceada.

Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis as vitaminas do complexo B. O mérito da carne vermelha como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas anemia megaloblástica e mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão), que se não socorridas a tempo podem resultar em deterioração mental e paralisia. Além de conter inúmeros nutrientes e possuir um alto valor nutricional, a carne vermelha auxilia na recuperação muscular por ser composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais e é uma ótima opção de alimento para os praticantes de atividade física.

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Vanessa Vichi Girotto
Nutricionista da Vitafor– CRN 18387

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