Termogênicos: Utilizá-los ou Não?

Não existe milagre ou uma poção mágica para a perda dos quilinhos extras ou para secar a barriguinha avantajada, contudo, os termogênicos são um auxilio para uma perda com mais eficiência junto obviamente a uma alimentação balanceada e atividade física aeróbica intensa, o resultado aparecerá mais rapidamente com a redução de peso e gordura corporal total.

Os suplementos conhecidos como termogênicos são substancias que aumentam a temperatura corporal fazendo com que nosso próprio corpo gaste mais energia aumentando a sudorese e dando maior disposição para o treino porque a maioria desses suplementos tem a base de cafeína.

Hoje no mercado você vê uma variedade de produtos com esse efeito, como já falei anteriormente a maioria são cafeinados como os – Caffeine Black Jack (Midway), Black burn (Nutrilatina), Termogenic Extreme Black (Probiótica), o Hard Core Yellow (Atlhetica) e o Lipo Cut X (Arnold).

Outros já apresentam em sua composição certa variedade de substancias adicionais que potencializam esse estímulo na quebra de gordura como é o caso dos – Ripped (Midway), Ripp Abs (Probiótica), Cut Extreme (Atlhetica), Alert (MHP), Lipo 6 (Nutrex), Yellow Hornet (Arnold Nutrition), entre outros tantos que já tem no mercado, vou citar algumas dessas substâncias e o resultado que ela apresenta em nosso organismo, então vamos lá:

• Metilxantinas
Estimulador do sistema nervoso central encontrado no café, chá e cacau e atua no relaxamento da musculatura lisa e dos vasos sanguíneos.

• Cafeína
Ela atua no sistema nervoso central dando maior disposição para a atividade física, aumenta à força muscular, combate a fadiga e reduz a fome.

• Colina
Encontrada na lecitina de soja, tem função no metabolismo dos lipídios, servindo para reduzir a gordura corporal e aumenta a taxa de metabolização das gorduras, favorecendo uma diminuição de acúmulo de gordura localizada.

• Cromo
Esse mineral potencializa o efeito da insulina promovendo uma redução dos níveis de gordura corporal, aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite por alimentos doces.

• Vitamina B6
Auxilia no metabolismo das proteínas, diminui os níveis de pressão arterial, colesterol sanguíneo, melhora a imunidade, evita fadiga e fraqueza muscular.

• Taurina
Tem o de poder de intensificar o efeito da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo muscular, por estar envolvida nos mecanismos de excitação e contração dos músculos.

Tem que se tomar certo cuidado ao se administrar um termogênico em relação a certas patologias como as cardíacas, arritmias, pressão arterial e diabetes porque para esse grupo de pessoas não se pode dar o estímulo da cafeína. Contudo há termogênicos também para esse grupo que são os isentos de cafeína e sim a base de citrus aurantium, colina, cromo, Vitamina B6.

Então é só saber associar uma dieta adequada com um estímulo aceitável ao horário do seu treino para não ter os efeitos colaterais que pode aparecer como: dor de cabeça, tremores, agitação, sudorese intensa e dificuldade para dormir.

E lembre-se sempre um bom treino, uma boa alimentação e uma boa suplementação são a chave para um bom resultado, para perder gordura e ganhar massa muscular, aproveite!!!!

 

Alexandra Campos – CRN 8 5728.

4 ideias sobre “Termogênicos: Utilizá-los ou Não?”

  1. Bom dia. Meu nome é Aloisio, tenho 45 anos e tenho feito atividades físicas aeróbicas constantemente (4 a 5 vezes na semana). Há uns 02 meses tenho utilizado o suplemento Start Xplode Xtreme como pré treino para as corridas que faço na Lagoa da Pampulha (variam de 07 a 10 km por dia). Uso uma medida preconizada pelo fabricante, que possui 3 g de Creatina. Meu único objetivo é alcançar energia para melhorar o desempenho na corrida.
    Minha pergunta: existe algum risco no uso desse complemento com o passar do tempo. Gostaria que enviasse uma resposta ao meu endereço de email.
    Muito obrigado.

  2. R: Boa Tarde Aloisio, td bem? Primeiramente Parabéns pelo seu empenho em fazer uma atividade física constante e intensa. Sobre a sua duvida não tem nenhum risco já que você já esta usando o produto a dois meses, o que poderia ocorrer era vc não se adaptar a algum componente da formula, o que não aconteceu, outra questão é que com o passar do tempo vc vai acostumando com o estimulo e se isso acontecer NUNCA dobre a dose, certo? Pois com isso vc pode super estimular e ai sim ter problemas. Sobre a creatina a dose é a preconizada pelo Ministério da Saúde (3g) mais é muito importante aumentar o consumo de liquido, assim aquilo que seu corpo não utilizar vc consegue eliminar pela urina mais facilmente.
    Espero ter te ajudado, a Corpo e Suplemento agradece o seu contato.

    Mariana – Equipe Suplementus

  3. Boa tarde,estou uns 5 kg acima do meu peso e entrei na academia vai fazer um mês,de seg a sexta,e iniciei com fast alert,estou sentindo um pouco de falta de ar,não sei se é devido eu ser muito alergica a poeira e outras coisas,(costumo ter essas falta de ar),mais como comecei agora ,e lendo na internet que pode causar ate infarto,fiquei assustada!enfim vale a pena?ou estou fazendo mal a minha saúde…gostei tanto do gás!

  4. Boa tarde, se você nunca tomou esta classe de suplemento, pode ter sido a concentração do produto. Ele é a base de cafeína, auxilia estimulando o organismo a produzir energia dando um maior “gás” como você realmente disse. O ideal é que você comece com linhas com concentrações menores, para ver como seu corpo se adapta e gradativamente aumentando a dose de acordo com a resposta do suplemento. Em relação ao infarto, não é tão fácil acontecer porém é necessário estar atenta a dosagem e cada organismo responde de uma forma. O ideal é estar atenta a composição do produto e comece com uma linha de menor concentração, verificando como será a resposta de seu organismo.

    Qualquer dúvida estamos à disposição.

    Felipe Ongaratto – Nutricionista
    CRN8 9505

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