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Depois da Folia é Hora de Recuperar o Corpo

Apesar de cuidarmos sempre na nossa saúde não podemos deixar de admitir que nesta época do ano acabamos exagerando em diversos aspectos, como noites mal dormidas, aumento do consumo e bebida alcoólica ou até mesmo deixar de se alimentar, ai eu pergunto como fica o nosso corpo?

Nosso fígado e o nosso intestino são os órgãos que mais sentem os impactos desses quatros dias de muitas folia e diversão, mais e agora? Como recuperar?

Afinal nosso organismo leva um tempo para desintoxicar, anote algumas dicas:

  • Aumente o consumo de líquidos;
  • Consuma mais verduras, frutas e legumes;
  • Mantenha os horários das refeições;
  • Evite consumir alimentos ricos em gorduras e açucares;
  • Beba mais chá desintoxicante;
  • Descanse!

Faça Bebidas à base de chás pode ser o chá verde, hibisco, boldo, camomila não importa associe ele com frutas, água de coco, acrescente alguma oleaginosas, essas combinações irão fazer maravilhas para o seu fígado e intestino e auxiliar para uma recuperação mais rápida e eficiente.

Detox com Chá Verde

  • 1 fatia grossa de abacaxi;
  • 200 ml de chá verde;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 colher de chá de semente de linhaça.

Bata tudo no liquidificador e bebe em seguida.

Agora é voltar a rotina e manter os cuidados com a saúde.

Mariana Buriolla – CRN 5220

Nutricionista

Sódio, temperos prontos e saúde

excesso-de-sodio

O cuidado com a alimentação e atividade física nos dias de hoje tem sido amplamente divulgado como forma de preservar a saúde e prevenir doenças. Há não muito tempo atrás, o dito “estilo de vida saudável” era praticado apenas por pessoas que tinham alguma doença (especialmente doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial). Atualmente, o cuidado com a saúde, bem estar e estética foi expandido e, com isso, a procura de alimentos in natura, com baixo teor de sódio e açúcares seguiu o mesmo caminho.

O açúcar simples refinado (também chamado de açúcar de mesa), também virou o centro de diversas pesquisas relacionadas ao seu papel no desenvolvimento de doenças. O excesso do consumo de sacarose relaciona-se ao aumento da atividade inflamatória do organismo, alto risco de desenvolvimento de cáries, obesidade e diabetes tipo 2.

O sódio é um mineral importante para o organismo. Possui funções reguladoras do organismo como equilíbrio dos líquidos corporais, pressão osmótica, excitabilidade dos músculos e equilíbrio ácido-base. Contudo, com o avançar do excessivo consumo de produtos ultraprocessados como embutidos, caldos e temperos prontos, biscoitos e lanches e até do próprio sal de cozinha, o sódio tomou ares de vilão. A recomendação diária de ingestão de sódio é de 2g ao dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro consome até 3 vezes mais. É esse excesso que pode ser deletério ao organismo, especialmente com relação à hipertensão arterial e doenças renais.

Com isso em mente, a indústria de alimentos passou a se preocupar em atender as novas necessidades da população, além de não esquecer os indivíduos já doentes.

O principal argumento de quem prefere utilizar temperos prontos em detrimento de temperos naturais é a praticidade que os mesmos proporcionam. Contudo, as versões mais comuns são ricas em sódio e gordura.

Agora no mercado, há opções de temperos para carnes, frango e salada, elaborados com produtos naturais (cebola, alho, pimentas) desidratados e totalmente sem sódio. Além de trazer praticidade, os temperos isentos de sal são produzidos com ingredientes naturais e conferem sabor aos alimentos, além de ajudar na prevenção da hipertensão arterial e problemas a ela relacionados.

Melhorar a alimentação e cuidar da saúde pode (e deve) ser prática e saborosa. Consulte um nutricionista, pergunte a ele o que se encaixaria melhor em seu plano alimentar e viva com mais saúde.