Nutrição Esportiva

Há tempos tem sido divulgado a importância da Nutrição Esportiva adequada na prática de atividade física tanto em pessoas fisicamente ativas como em atletas de alto rendimento, promovendo melhor desempenho, promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e bem-estar.

É importante diferenciarmos para a elaboração de um programa alimentar as pessoas fisicamente ativas e atletas. O programa alimentar e realizado através do gasto energético metabólico, e distribuído segundo as quantidades necessárias de carboidrato, proteínas e lipídios, vitaminas e minerais.

As pessoas fisicamente ativas não visam desempenho e sim ganho de massa muscular, emagrecimento e prevenção de doenças, nesse caso o gasto energético não é muito elevado. A alimentação deve estar ajustada as suas necessidades nutricionais de cada indivíduo para atividades diárias, manutenção, reparação, crescimento e desenvolvimento. Nesse caso suplementos podem ser utilizados nos lanches intermediários, em forma de pó, barras proteicas, bebidas enriquecidas de proteína ou Cookies proteicos.

Já os atletas praticam esportes participando de competições tendo um gasto elevado e o objetivo melhorar o desempenho físico. Assim a alimentação do Atleta deve ser programada de acordo com a modalidade praticada, calendário de competição, fase de treinamento, objetivos técnicos em relação ao desempenho, gasto calórico de treino, necessidades de modificação da composição corporal e história clínica.

Um atleta pode ter um gasto energético de 2500kcal a 8000Kcal/dia, assim a utilização de suplementos torna-se essencial para atingir a necessidade nutricionais, melhorar desempenho físico e o auxiliar na recuperação. Por exemplo a Creatina é um suplemento importante nas modalidades como corrida, esportes coletivos, natação Boxe e MMA, pois melhora a performance, aumenta massa muscular e força, e melhora recuperação.

Por isso a importância de conhecer cada modalidade física praticada com suas particularidades metabólicas, e alcançar os objetivos estabelecidos.

Graziella Viezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *