Alimentação X Suplementação

Tem sido cada vez mais difícil falar de nutrição esportiva sem falar em suplementos esportivos. Por falta de conhecimento, preconceito ou por acharem que suplementos são a solução de TODOS os problemas, as pessoas muitas vezes dão a eles definições completamente erradas e absurdas. Então vamos a uma definição simples: suplementos devem ser formulados a partir de um nutriente (carboidrato, proteínas ou aminoácidos, gorduras) ou de uma combinação entre eles; uma erva (exceto tabaco); vitaminas e/ou minerais. Servem para complementar a dieta, ou seja, há indicação de uso quando, somente com a alimentação, não é possível atingir as recomendações diárias.

Não há como negar que eles realmente auxiliam no alcance dos objetivos, desde que USADOS CORRETAMENTE, o que acontece, com segurança, quando o uso é supervisionado por um nutricionista esportivo.  Além de tudo, existe a praticidade de se usar um suplemento: seria muito difícil levar para o trabalho, escola, faculdade uma porção de alimento protéico de boa qualidade (carnes, ovos, leite…), certo?? Então, para o pessoal que procura ganho de massa muscular ou atletas de alto rendimento, vem a possibilidade de se usar um suplemento a base de proteínas (whey, albumina, mix protéicos). Entretanto não SUBSTITUEM os alimentos convencionais, ok? É como o próprio nome diz: eles complementam a dieta…

No dia-a-dia o que mais se observa entre pessoas que JÁ USAM suplementos é que não sabem qual usam (!!!) nem para quê servem. Por isso a importância de se enfatizar que a melhor forma de uso é com indicação profissional, além de escolher um lugar confiável para a sua compra.

E você, usa algum suplemento? Qual? Aguardo as respostas…

Nutricionistas, vocês costumam indicar suplementos?

Até!!

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