Qual a importância da água no organismo?

A Hidratação é essencial pois permite o funcionamento adequado do organismo e ajuda a manter a temperatura corporal. A adequada ingestão hídrica diária reduz o risco de doenças como Hipertensão Arterial, auxilia no funcionamento adequado da função renal e intestinal, é essencial para cabelo, pele, unha, e também realiza o transporte de nutrientes no organismo. Lembrando que somos formados por 70% de água,20% de matéria orgânica e 10% de minerais.

Em atletas em quem os riscos de desidratação são grandes a adequação hídrica torna-se mais importante pois e exercício físico aumenta a temperatura corporal podendo prejudicar a performance física e mental principalmente em modalidades em que há grandes perdas de suor e ambientes quentes. A Hidratação deve ser realizada antes, durante e após atividade física.

Antes do treino para manter os eletrólitos normais deve ser realizado durante o dia todo em pequenos volumes, pois caso aconteça de ingerir um volume grande antes do treino provavelmente este terá que ser interrompido pela vontade de urinar. Durante o treino a ingestão máxima de água deve ser em torno de 600ml quando esta não for superior a 3 horas e em temperaturas elevadas. Após o treino deve –se ingerir em torno de 1,5ml por Kg de peso corporal com objetivo de repor o que foi perdido.

Um parâmetro simples e fácil para verificar a hidratação adequada é observar a cor e volume de urina durante o dia, caso esteja concentrada e volume diminuído, deve-se aumentar a ingestão de água no decorrer do dia.

Hoje maior atenção tem sido dada as águas alcalinizantes pelo impacto no equilíbrio ácido-base do organismo devido a manutenção da saúde e prevenção de doenças. O pH deve ser superior a 7,5 sendo ideal de 8 a 10, deve possuir baixo teor de cloro, de flúor, não possuir metais pesados, e ser livre de Bisfenol (toxina presente no plástico).

Com essas informações fica claro que uma hidratação correta associada a sua qualidade, garantem não só funcionamento adequado do organismo assim como prevenção de doenças.

Graziella Viezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *