Nutrientes que melhoram a função da Mitocôndria

Antes de mencionarmos os nutrientes que melhoram a mitocôndria, e importante sabermos o que são. Mitocôndrias são estruturas presentes dentro de nossas células onde acontece reação bioquímica chamada cadeia de elétrons, ou seja, toda energia proveniente dos alimentos será utilizada para produção de ATP e para isso acontecer tem que ter alimentos adequados.

Essa energia e importante na apensa durante o exercício como também essencial na recuperação muscular após o treino, pois quando não são ingeridos nutrientes adequados para produção do ATP, que e o principal combustível para atividade física, em situações onde há exaustão muscular e quantidades insuficientes de energia, ocorre a depleção do mesmo, o que pode levar a perda de performance e massa muscular.

Um dos nutrientes mais importantes para nutri a mitocôndria e a vitamina Coenzima Q-10, encontradas em peixes principalmente a sardinha, abacate, cereais integrais, azeite de oliva, espinafre. Pode ser suplementada também quando o consumo alimentar e baixo e a atividade física e elevada pois a mitocôndria passa a produzir grande quantidade de radicais livres levando ao maior consumo dessa vitamina, podendo levar a produção reduzida de energia, sensação de fadiga, falta de forca muscular e envelhecimento precoce.

Outra situação que pode diminuir a quantidade de Coenzima q-10 é o consumo de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos e estatinas.

As vitaminas o complexo B também tem sua importância. Atividade física e estresses em excesso, medicamentos como anticoncepcionais e hormônios podem diminuir a concentração dessas vitaminas no sangue, por isso a importância das esportistas em ingerir alimento fontes como cereais integrais, frutas e verduras verde escuras, e suplementar quando necessário.

Se você se identificou com sintomas ou situações mencionadas acima, é necessário refletir
como você tem cuidado ou melhor alimentado sua mitocôndria.

Graziella Viezzi (CRN/8-918), Nutricionista do Grupo Suplementus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *