Gorduras: quando e quais utilizar?

Em dietas saudáveis ou de emagrecimento as gorduras sempre foram tidas como vilões. Mas será que isso e verdadeiro?
Através de vários estudos sabemos que não e bem assim, devemos lembrar que as gorduras exercem várias funções ao organismo como garantir saciedade, fornecer energia, produzir hormônios e algumas gorduras auxiliam a combater os efeitos das gorduras ruins.

Existe dois tipos de gorduras: saturadas presentes em produtos de origem animal e no óleo de coco, e as insaturadas, encontradas nos alimentos como oleaginosas, abacate, castanhas, e óleo de coco, azeite de oliva e outros de origem vegetal.

As gorduras insaturadas também compreendem o TCM (triglicerídeos de cadeia média), o óleo de coco e as mais importantes, mas também podemos mencionar a manteiga Ghee (manteiga clarificada). Um dos tipos de TCM é o ácido láurico que tem como função acelerar o metabolismo auxiliando na eliminação de gordura corporal, bem como a redução de circunferência abdominal, tem efeito bactericida, antifúngico e antioxidante.

As gorduras saturadas de origem animal devem ser consumidas em pouca quantidade uma vez que estão relacionadas ao aumento de LDL, que é o colesterol responsável pela formação de placas de gordura dentro dos vasos.

O óleo de coco e mais resistente a oxidação em altas temperaturas e considerado a opção mais saudável na gastronomia. Outas opções que podem ser usadas na preparação de alimentos são: manteiga de coco, manteiga Ghee, azeite de oliva extra virgem, pasta de amendoim, oleaginosas, abacate, óleo de uva.

A dica então é consuma gordura saudável, para que seu organismo tenha o suporte nutricional necessário para desenvolver todas as suas funções vitais.

Graziella Viezzi (CRN/8-918), Nutricionista do Grupo Suplementus

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