Características e Benefícios da Taurina

É produto final dos aminoácidos sulfurados (metionina e cisteína) que se encontra conjugada com ácidos biliares de sódio e Potássio resultando na formação de ácido taurocólico, um dos ácidos da bile alcalina, essencial para formação de gorduras.

A Síntese da Taurina ocorre a partir dos aminoácidos metionina e cisteina por meio de uma sequência de raçoes enzimáticas de oxidação e transulfuração que requer a participação da Vitamina B6 como cofator.

A Taurina fornece combustível para músculo esquelético, contribui para aumento de cálcio e aumento da disponibilidade para estimulação continuada.

A Taurina nem sempre e produzida em quantidades ótimas para a demanda fisiológica, necessitando portanto ser suplementada quando necessária. Por ser um vasodilatador o que facilita o transporte de nutrientes no organismo e em algumas situações como Hiperuremia (aumento de ácido úrico ) pois auxilia na excreção de ácido úrico e aumenta a função mitocondrial.

Assim conseguimos ver a importância da Taurina em nosso organismo, mas lembre-se, procure um profissional capacitado para recomendação adequada de consumo.

Graziella Viezzi (CRN/8-918), Nutricionista do Grupo Suplementus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *