A importância do alongamento

Qual a primeira coisa que você faz ao chegar à academia?
Prepara seu suplemento, cumprimenta os amigos, e já começa seu treino. Essa é a rotina da maior parte das pessoas, nisso deixamos de lado uma parte muito importante no nosso treino, o alongamento, vamos explicar o motivo.

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promove o estiramento das fibras musculares o que faz com que ela aumente seu tamanho, proporcionando maior flexibilidade e amplitude no movimento da articulação.

Os objetivos do alongamento são:

– Reduzir lesões nos músculos e tendinite.

– Prevenir a tensão dos músculos.

– Facilitar o relaxamento.

– Aumentar a amplitude do movimento.

– Fortalecimento.

– Corrigir a postura.

– Diminuir cãibras.

infografico_alongamento_exercicio_Cf1

É muito importante fazer alongamento antes das atividades físicas, pois prepara o corpo que se encontra parado e frio para a atividade que vai ser feita.
O alongamento proporciona o aquecimento muscular fazendo com que a circulação sanguínea seja mais rápida, ocasionando uma maior passagem de sangue nos tecidos musculares dando maior flexibilidade e aumentando a capacidade do músculo trabalhado.

O alongamento é praticamente um vasodilatador natural, olha que beleza!

E o melhor alongamento é um tipo de exercício que não precisa de aparelhos especiais, nem de um local adequado para se fazer e pode ser feito por pessoas de todas as idades.
Mas deve se tomar cuidado, pois se feito de forma errada pode causar efeito contrario, e ao invés de trazer benefícios pode gerar algum tipo de lesão.

Então, ai vai alguns tipos de alongamentos simples de se fazer.

Quadro alongamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *