Arquivo da categoria: Cardapios

Alimentação x Sono

Quantas horas você dorme por dia? Para alguns indivíduos a arte de ter uma boa noite de sono é um desafio e tanto, a qualidade do seu sono pode estar diretamente ligada a qualidade da sua alimentação.

Algumas pesquisam relatam que os brasileiros têm como habito ter cerca de sete horas e meia de sono, ficando abaixo da média de outros 20 países pesquisados. Isto está diretamente ligado a alguns fatores como estresses, problemas financeiros, excessos de aparelhos eletrônicos com o celular ou tudo isso associado além dos maus hábitos alimentares.

Se dormimos mal este hábito a longo prazo pode potencializar o desenvolvimento de algumas doenças como obesidade, hipertensão, doenças ligadas ao coração e diabetes.

Quando o assunto é alimentação temos de lembrar que alguns alimentos podem prejudicar ainda mais a qualidade do seu sono, por incrível que parece alguns alimentos são ricos em cafeína substancia esta que estimula o sistema nervoso central e com isso atrapalhando a qualidade do sono ou até mesmo provocando insônia.

Alimentos ricos em cafeína:

  • Guaraná;
  • Chá preto, chá mate e chá verde;
  • Refrigerantes;
  • E chocolates.

Outros alimentos que devemos evitar antes de dormir, são aqueles ricos em gorduras pois podem causar algum mal-estar gástrico, refluxo e até mesmo azia além dos alimentos gorduroso o consumo de grandes volumes alimentares também podem causar os mesmos sintomas.

Alimentos gordurosos:

  • Bacon;
  • Linguiças;
  • Fast Food em geral;
  • E/ou Frituras.

Mais não fiquem desesperado (a) pois temos alimentos que são “amigos” do sono, uma das alternativas para melhorar a qualidade do sono e/ou e acabar com as noites mal dormidas é dar preferência a alimentos ricos em Triptofano, substancia essa que ajuda na produção da Serotonina que é um poderoso neurotransmissor que favorece o relaxamento e induz o sono.

Alimentos ricos em Triptofano.

  • Carnes;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Leite e derivados.

Então aquele leitinho quente antes de dormir que a nossa “vovó” sempre falou que ajudava a dormir é 100% verdade.

Uma boa noite de sono está diretamente ligado a qualidade de vida então, escolha melhor seus alimentos, pratique atividade física diariamente, evite usar aparelhos eletrônicos antes de dormir e procure sempre ir se desligando da agitação do dia-dia e aproveite seu sono.

E bons sonhos!!

 Mariana Buriolla – CRN 5220

           Nutricionista

 

Depois da Folia é Hora de Recuperar o Corpo

Apesar de cuidarmos sempre na nossa saúde não podemos deixar de admitir que nesta época do ano acabamos exagerando em diversos aspectos, como noites mal dormidas, aumento do consumo e bebida alcoólica ou até mesmo deixar de se alimentar, ai eu pergunto como fica o nosso corpo?

Nosso fígado e o nosso intestino são os órgãos que mais sentem os impactos desses quatros dias de muitas folia e diversão, mais e agora? Como recuperar?

Afinal nosso organismo leva um tempo para desintoxicar, anote algumas dicas:

  • Aumente o consumo de líquidos;
  • Consuma mais verduras, frutas e legumes;
  • Mantenha os horários das refeições;
  • Evite consumir alimentos ricos em gorduras e açucares;
  • Beba mais chá desintoxicante;
  • Descanse!

Faça Bebidas à base de chás pode ser o chá verde, hibisco, boldo, camomila não importa associe ele com frutas, água de coco, acrescente alguma oleaginosas, essas combinações irão fazer maravilhas para o seu fígado e intestino e auxiliar para uma recuperação mais rápida e eficiente.

Detox com Chá Verde

  • 1 fatia grossa de abacaxi;
  • 200 ml de chá verde;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 colher de chá de semente de linhaça.

Bata tudo no liquidificador e bebe em seguida.

Agora é voltar a rotina e manter os cuidados com a saúde.

Mariana Buriolla – CRN 5220

Nutricionista

Alimentação para o Carnaval

Já falamos sobre alguns alimentos que são indispensáveis para quem quer manter aquela energia durante todo o feriado de carnaval. Vou passar algumas opções saudável e é claro rápida e práticas também.

Café da Manhã: Para iniciarmos o dia nada melhor que um café da manhã bem completo, consuma frutas com aveias, pão integral com queijo magro, suco de frutas naturais ou se preferir faça um Shake acrescido de proteico.

Colação: Não é porque estamos nos divertindo que vamos deixar de nos alimentar, para esta refeição podemos optar por lanchinhos rápidos como um iogurte com granola, suco natural ou de soja, cookies enriquecidos com proteína.

Almoço: Dê preferência pelos alimentos ricos em carboidratos complexos (com arroz integral, batata doce, mandioca, macarrão integral), Proteínas magras (peixe, peito de frango ou carne de boi magra) e é claro um belo prato de salada cheia de cores assim como o carnaval.

Lanche da tarde: o Ideal é fazer um pequeno lanche como se estiver em casa uma crepioca é uma ótima pedida, agora se já está na folia o ideal é optar por barras de cereal ou proteínas, snack de frutas liofilizadas e é claro muita água de coco ou suco natural.

Jantar: Estamos quase no fim do dia e nem por isso a refeição será mesmo importante, opte por proteínas como omelete de clara, peixes ou frango com legumes variados, essa opção além de superleve e é rica em fibras, vitaminas e minerais, ou seja, tudo que você precisa para se manter recuperado e cheio de energia.

Ceia: Enfim é hora de descansar o corpinho então nada melhor que um leite quente ou até mesmo um shake a base de proteína para o seu corpo recarregar a energia perdidas, afinal o carnaval está apenas começando.

IMPORTANTE: Não esquece de beber bastante liquido, no próximo post estarei falando da importância da hidratação neste período.

Mariana Buriolla – CRN 5220

Nutricionista

Já ouviu falar em Maca Peruana?

A Maca Peruana (também conhecida como ginseng peruano) é uma planta crucífera, pertencente à mesma família do repolho, couve e mostarda. Ela apresenta alto valor nutritivo, e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fosforo e zinco além de ser ótima fonte de fitosteróis, ácidos graxos essenciais e fibras.

A maca é considerada um alimento precursor de testosterona, sendo um produto ótimo para aqueles que praticam atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular. Ela também pode ser utilizada para aumento de fertilidade e libido, tanto em homens quanto mulheres, bem como reduzir sintomas de ansiedade e depressão, e promoção da saciedade e auxilio no controle da fome.

Ela pode ser encontrada em mais de 13 variedades, com características que dependem do solo de cultivo. Pode ser consumida em pó (farinha de maca peruana) ou manipulada em cápsulas. É importante evitar seu uso em temperaturas elevadas para não perder suas propriedades. Para saber a dosagem ideal de consumo, procure um nutricionista.

 

Nutricionista: Denise Fedato Rezende
CRN: 8- 9787

Açúcares: como esquivar?

Banner 01O consumo excessivo de açúcares é um dos hábitos de ordem nutricional que apresentam maior risco à saúde da população.

O açúcar de mesa (sacarose) é amplamente utilizado das mais diferentes formas e receitas, tanto na casa quanto na indústria de alimentos. A sacarose é formada por uma molécula de glicose e uma de frutose e, aqui no Brasil, é obtida por meio do beneficiamento da cana da cana-de-açúcar.

Alvo de várias pesquisas, o consumo excessivo de sacarose tem ocasionado diversos tipos de doenças, além dos já conhecidos efeitos de aumento do ganho de peso e gordura abdominal

Um dos efeitos mais estudados, é o efeito viciante que a sacarose proporciona. Quando o açúcar é ingerido, promove um aumento da dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao prazer e sensação de bem estar. Por ter alto índice glicêmico, a sacarose estimula elevada secreção de insulina pelo pâncreas; a insulina é o hormônio responsável pela entrada da glicose nas células. A hiperinsulinemia provocada pela ingestão de sacarose faz com que os açúcares sejam rapidamente consumidos. Com isso, excitação passa e a vontade de comer novamente aumenta.

Dentre os principais malefícios do consumo de açúcar destacam-se:

– Obesidade abdominal ou visceral, que aumenta o risco para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, resistência insulínica, doenças cardiovasculares, esteatose hepática;

– Altamente cariogênico, pois são fonte de energia para a bactéria Streptococcus mutans, principal agente causador de cáries;

– Alterações intestinais já que são altamente fermentáveis e promovem a diminuição das bactérias benéficas ao intestino;

– Fator de risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2;

– Câncer, pelo conjunto de vários fatores de risco.

Com base nos diversos malefícios que o excesso de açúcar da dieta pode causar, há uma preocupação em criar alternativas que substituam o açúcar e mantenham o sabor agradável.

Com isso, a indústria desenvolveu diversos tipos de adoçantes, obtidos de forma natural ou artificial e a partir disso, desenvolveram-se inúmeros produtos com a expressão “zero”: zero açúcar, sódio, calorias, gorduras, dentre outros.

Para diminuir a ingestão de açúcares, independentemente se o indivíduo é ou não diabético, algumas medidas básicas são necessárias como evitar refrigerantes e bebidas prontas, inclusive nas versões diet; preferir cereais integrais; não adoçar sucos naturais; reduzir gradativamente o açúcar nas preparações.

Para não quem ama doces e não quer abrir mão do sabor e nem da saúde, opções de doces sem açúcares, calorias e sódio (como caldas para adicionar em preparações como tapiocas, torradas, dentre outros) pode ser uma boa opção. Basta observar o tipo de edulcorante utilizado: preferência para estévia, sucralose, xilitol, acessulfame-k.

Com base em todas as evidências que mostram que o consumo excessivo de açúcar traz malefícios para a saúde o segredo é o equilíbrio. E se a vontade de doces ainda é alta, substituir por versões zero açúcar e sódio podem ser aliados de quem deseja hábitos de vida saudáveis.

Mullberry ou Amora

A Mullberry é um fruto semelhante à Amora, que possui inúmeros benefícios à saúde. Nutrientes capazes de melhorar e estimular as defesas do organismo, combatendo infecções e problemas patológicos.

A Mulberry foi trazida de fora, e aos poucos vem ganhado o mercado por diversos consumidores devido aos seus efeitos. Consumido principalmente pelas mulheres, por atuar em diversos locais, principalmente no combate ao envelhecimento cutâneo, sendo a “queridinha” do sexo feminino. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante devido às antocianinas e o Resveratrol que agem diretamente na derme, além de ser fonte de vitamina C, K e de Ferro.

Ela ajuda em diversos problemas, como no controle de glicemia evitando um possível agravante, emagrecimento, melhora de colesterol e possui componentes capazes de auxiliar no combate ao câncer, porem estudos ainda devem ser realizados para elucidar de forma clara as quantidades e de qual a melhor forma de aproveitamento.

A melhor forma de se encontrar Mullbery é em casa de suplementos através do seu extrato puro, podendo ser misturada em sucos, juntamente com refeições e shakes, enfim, uma afinidade de opções para consumi-la.

Mulberry Active – Superfrutas 120g
Felipe Ongaratto
CRN8 9505

Golden Berry

              A preocupação com a saúde tem sido frequente nos dias atuais principalmente pelo aumento no numero de doenças relacionadas á má alimentação, combinados com maus hábitos de vida e sedentarismo. Sabe-se que o consumo de alimentos processados, ricos em gorduras e com altas concentrações de açucares e sódio, acabam ao longo de anos, oferecendo diversos riscos a saúde e problemas diversos, como pressão alta, obesidade, diabetes, podendo levar a morte.

               Contra isso, possuem inúmeros alimentos capazes de auxiliar e melhorar a resposta do nosso organismo contra inflamações, infecções e ajudar em demais processos fisiológicos. Destacamos a nova “queridinha” das “berrys” conhecida como Golden Berry ou Physalis peruviana é uma fruta originária do Peru, Colômbia, Equador mais possuindo seu reconhecimento em países como Austrália, África do Sul e China. Essa pequena fruta possui a coloração Amarelo-Ouro, e pode ser considerada um dos alimentos mais completos de origem vegetal, cada 100g desta fruta possui cerca de 49kcal. Indicado para dietas vegetarianas e Veganas, devido ao seu alto teor proteico presente, pode ser um sugestão para quem não se alimenta de carne vermelha. A Golden Berry  é rica em diversos nutrientes como Fósforo, Cálcio, Ferro, Niacina, Fibras, Aminoácidos, Vitamina C e A além de vitaminas do complexo B, pectina e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

                As substancias presentes nesta fruta são extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo combatendo os radicais livres, retardam o envelhecimento precoce, proteção contra o sistema imunológico, colabora contra problemas cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, diabetes, câncer e nos sintomas da TPM. Depois de saber disso tudo não há como não aderir à dieta. Agora é com você.

 

Golden Berry Active – Superfrutas 120g

Felipe Ongaratto
CRN8 9505

Sorvete Proteico de Banana em 5 passos!

Aprenda a fazer Sorvete Proteico de Banana em 5 passos!

 

Boa tarde pessoal, a receita de hoje é de um Super Sorvete Proteico de Banana  muito simples de se fazer porém muito saboroso e o mais importante, totalmente saudável!

 

Passo  1:

Descascar algumas bananas  (A quantidade fica a seu critério).

Passo 2:

Colocar as bananas no congelador e deixar por aproximadamente 8 ~ 10 horas.

Passo 3:

Coloque as bananas no liquidificador e vá batendo devagar até  ter uma consistência cremosa

Passo 4:

Adicione Whey Protein do sabor que preferir e bata mais um pouco apenas para misturar

Passo 5:

Degustar! RS

 

Obs: Você pode adicionar frutas para complementar seu sorvete proteico!

 

Gostaram?

Fiquem ligados nas dicas do blog e nas promoções da Corpo e Suplemento

 

Por: Luís Josiaqui

Dieta leve 4 kilos em 1 mês

Se você quer perder peso lentamente, mas de forma segura, sem estresse e sem prejudicar sua saúde, esta é a dieta perfeita para você.  Com essa Dieta Leve 4 kilos em 1 mês, será pouco!
Com ela você perde até 4 quilos por mês, o que pode ser muito intensificado com a pratica de qualquer atividade física. Esta dieta ainda lhe permite manter o peso e se livrar de qualquer excesso, melhorando seu estilo de vida.

Segunda-feira

Café da manhã: Chá ou café com adoçante, 1 fatia de pão com queijo branco;
Lanche: 1 fruta;
Almoço: 1 abobrinha recheada com carne moída magra e legumes, uma taça de frutas.
Lanche: 1 iogurte light e cereais, 1 fruta pequena.
Jantar: 1 frango refogado com tomate e manjericão, salada de tomate, gelatina diet;

Terça-feira

Café da manhã: Chá ou café com adoçante, 3 biscoitos com geleia diet;
Lanche: 1 iogurte light;
Almoço: 1 filé de peixe grelhado, 1 prato de legumes no vapor; 1 pudim diet;
Lanche: 1 xícara de leite desnatado, 1 fatia de pão com queijo branco;
Jantar: 1 xícara de feijões e lentilhas, uma salada verde com cebola, 1 fruta pequena.

Quarta-feira

Café da manhã: 1 iogurte light, 2 torradas e 1 fatia de queijo.
Lanche: 1 copo de suco de frutas;
Almoço: 2 tomates recheados com atum, uma salada de cenoura, gelatina diet;.
Lanche: Chá ou café com adoçante, 3 biscoitos com geleia diet;
Jantar: 1 porção de carne magra, 1 porção de purê de batatas, 1 fruta pequena.

Quinta-feira

Café da manhã: Chá ou café com adoçante, 1 fatia de pão integral, 1 fatia de queijo e 1 fatia de presunto cozido;
Lanche: 1 fruta;
Almoço: 1 omelete com espinafre e ricota, 1 filé de frango, uma salada de tomate, cebola e pimentão, 1 fruta pequena.
Lanche: 1 iogurte light e cereais, 1 fruta pequena.
Jantar: 1 prato de macarrão com brócolis, gelatina diet.

Sexta-feira

Café da manhã: Chá ou café com adoçante, 3 biscoitos com queijo branco.
Lanche: 1 copo de suco;
Almoço: 1 berinjela assada, recheada com ricota, purê de abóbora, 1 maça assada com mel;
Lanche: Chá ou café com adoçante;
Jantar: 1 salada de frango, arroz, tomate seco, vegetais de folhas verdes e nozes, 1 fruta pequena.

Sábado

Café da manhã: 1 xícara de leite desnatado com cereais, sem açúcar.
Lanche: 1 iogurte light;
Almoço: salada de macarrão com legumes e molho de iogurte, salada de rúcula com manga; 1 gelatina diet;
Lanche: Chá ou café com adoçante, 1 fatia de pão com geleia diet;
Jantar: 1 porção de frango grelhado, uma salada verde, 1 fruta pequena.

Domingo

Café da manhã: Chá ou café com adoçante, 1 fatia de pão preto com 1 fatia de queijo e 1 fatia de presunto cozido;
Lanche: 1 fruta;
Almoço: 1 prato de espaguete com tomate e manjericão, hambúrguer de carne magra, gelatina diet;
Lanche: 1 xícara de frutas, 2 colheres de cereal;
Jantar: 1 prato de sopa de legumes , 1 lata de atum cru, 1 omelete de clara; 1 pudim diet